quarta-feira, agosto 30, 2006

1st Ave Machine - works


É simplesmente assustador o nível de realismo e perfeição da edição de vídeo e do vfx desse estúdio. A iluminação, os movimentos, sombras, texturas, tudo casa muito bem com os ambientes previamente filmados. Nessas minhas olhadelas pela internet foram poucas empresas que vi fazer algo do tipo. E o que mais me deixa encucado é como conseguem aplicar efeitos 3D em vídeos feitos com filmagens amadoras e tremidas sem que pareça fake, como nesse vídeo abaixo (clique na imagem para visualizá-lo).



Outro vídeo que me deixou boquiaberto foi esse abaixo, também pelo realismo da aplicação do 3D em filmagens amadoras.


Visitem o site da empresa e vejam mais trabalhos. Não são muitos publicados lá e os vídeos são em boa qualidade. Vale a pena.

terça-feira, agosto 29, 2006

It's Jerry time


Esse é um site de um animador que escolheu uma forma bastante inusitada de contar casos estranhos e/ou engraçados que aconteceram em sua vida. Vale a pena conferir todos os vídeos, mas se estiver com preguiça assista o episódio 1 e o 4. Na página do Jerry você pode se cadastrar pra receber alertas quando novos episódios forem lançados. Tem também outros links como página no myspace, blog, etc.

Adorei o visual e o estilo de animação. Realmente estou pensando em fazer algo do tipo em meus estudos de after effects. Claro que não precisa ser sobre minha vida, mas algo com essa estética, sei lá, vamos ver.

segunda-feira, agosto 28, 2006

EVB - Dirty Mouth

Como disse no post anterior realmente me interesso por sites que provocam uma boa experiência ao usuário, tanto com bom conteúdo, quanto com boas idéias e interação. E me interesso mais ainda quando os recursos usados para isso são animações e vídeo.


Com o crescimento do acesso por banda larga os horizontes para esse tipo de abordagem têm se expandido mais e mais e enquanto algumas empresas ainda engatinham nesse rumo, outras já mostram que perceberam o potencial desse tipo de mídia rica a tempos e estão cada vez mais preparadas e afiadas pra essa forte tendência. Um ótimo exemplo é a EVB, agência web de São Francisco. Primeiro o site deles é super simples e objetivo, com todas as informações relevantes distribuídas na home. Nela temos uma lista com os últimos trabalhos e uma imagem dele, a filosofia da empresa, uma área para novidades e outra com as informações para contato. Tudo muito clean, quase alltype, mas de extremo bom gosto. Agora o grande diferencial realmente está nos trabalhos, aos quais escolhi um para comentar (vale a pena também ver os outros como o do whopperettes).

Good Clean Feeling

Esse é um mini site para a Orbit Gum onde o conceito é “limpe sua boca suja” e o protagonista é o Snoop Dog (ninguém melhor que ele pra falar de boca suja =). O site é divido entre céu e inferno, com um ótimo visual. Nele você pode informar um telefone e receber uma ligação do Snoop Dog (só pros EUA). Esse recurso me lembrou um site produzido pela AgênciaClick para o Fiat Stilo. Enfim, o site quase não tem texto, apenas vídeos e um excelente layout e mesmo assim passa muito bem a mensagem, sem contar que tem um grande potencial pra criar uma ação viral. Recomendo também ver a seção behind the scenes onde mostra como foram produzidos os vídeos. Fiquei realmente maravilhado com os estúdios de filmagem, o trabalho de produção de cenário, etc.

Obs.: Eu realmente achei essa menina lindinha, ainda mais com esse sotaque britânico. Como diria o Gui Gui I'm falling in love!

quinta-feira, agosto 24, 2006

Matthew Mahon

Como alguns de vocês leitores desse blog devem saber eu trabalho na AgênciaClick. Ok, provavelmente todo mundo que atualmente acessa aqui me conheçe, afinal, acabei de criar esse site. Pra quem não sabe a Click é uma agência de internet, logo, eu trabalho com internet (durgh!). Tá, mas onde eu quero chegar dizendo isso é que o meu grande desejo é fazer parte dessa crescente tendência criativa de casar o vídeo com a web. A aplicação de animações, sons e vídeos de uma forma a tornar os trabalhos mais interessantes e ricos é pra mim um excelente caminho.


E pra ilustrar e discutir um pouco sobre essa forma de pensar em motion e internet juntos, postarei sobre um site de um fotógrafo. Fotógrafo? - Você vai me perguntar. Sim! F-O-T-Ó-G-R-A-F-O. O nome do cara é Matthew Mahon e ele trabalha com fotos publicitárias e de celebridades. Em uma análise superficial o site é simples, com um layout super clean e umas fotos jogadas numa área branca, mas quando você começa a se ater aos detalhes é impressionante a riqueza e a experiência que esse site passa.
Primeiramente a navegação é clara e intuitiva. Alguns mais apaixonados por usabilidade podem até chiar de não ter isso ou aquilo, mas ela a meu ver é completamente eficiente. Você clica na foto eela centraliza e se aproxima, já quando você clica fora dela na área branca ele afasta e proporciona uma visão mais ampla, simples como na vida real. Algumas fotos focadas tem 2 opções:

1) Virar a foto – A foto é realmente virada isso quer dizer que você acompanha o movimento da imagem sendo distorcida até aparecer o verso. Atrás da foto há sempre uma ótima composição com um desenho rabiscado e textos. O desenho apenas de linhas tremidas e com uma mensagem engraçadinha e pertinente a foto é muito legal. Os textos são informações da foto e do fotógrafo. Resumindo cada foto teve um tratamento super especial pelo designer que fez o site.

2) Ver o vídeo – Essa pra mim é a parte que mais tem a ver com motion + web (e mais fera também =). Ao clicar nesse link o Mahon e uma mulher aparecendo em uma espécie de stopmotion interagindo com a imagem. É fantástico, pois eles realmente interagem com a foto, em profundidade, cores etc. Por exemplo, tem uma foto que é de um pessoal fora de uma cerca e o Mahon aparece no vídeo sendo enforcado por um dos caras. O maneiro é que a mulher que aparece no fundo até tem uma distorção ótica como a foto tem! A atenção para os detalhes desses videozinhos é extremamente sutil e incrível. Outro exemplo disso é quando você vira a foto (opção descrita acima) enquanto os dois estão falando. O som abaixa dando a sensação que eles realmente ficaram do lado de trás. Ou então quando você dá um zoom out (o som diminuiu) ou vai pro lado esquerdo (o som da conversa se concentra do lado direito). Os recortes feitos nas imagens pra o stopmotion interagir com ela também são muito bem feitos, como é o caso da foto de um cara com uma camisa azul e a mão desfocada mais próxima da câmera. E tem um outro pequeno GRANDE detalhe. Quando você desliga o filminho dos dois falando eles saem, mas continuam falando do ponto que estavam, ou seja, esse vídeo é dinâmico e a cabeça é uma parte (filme) independente. O que foi feito fixo é só a animação do corpo, então você pode sair a qualquer momento do vídeo que vai parecer natural. Foi uma solução tecnológica simples, mas muito, muito boa.

Por fim vale comentar que esse site tem uma coisa que o Rapha (diretor de criação aqui da Click Brasília) sempre comentou que é a importância da experiência na internet. Você navega de uma forma prática e gostosa (adorei ver as fotos virando), acompanha o belo trabalho do fotógrafo e ainda conhece muito do seu universo e sua personalidade.

terça-feira, agosto 22, 2006

Malajube by NúFilms


Malajube é uma banda canadense de indie rock que eu não fazia idéia que existia até ver esse clip. Depois disso, resolvi procurar uma pouco mais sobre e as músicas que eu ouvi achei bem legais (principalmente porque são cantadas em francês). De qualquer forma o FERA mesmo é esse vídeo produzido pela NúFilms, estúdio de motion também do Canadá. (abre parêntese) O site do NúFilms é bem safado pra um estúdio de motion com vídeos minúsculos e os outros trabalhos são bem fracos, mas beleza. (fecha parêntese)

(agora comentando o vídeo...)
Eu adoro VFx em geral e a filmagem linear junto com os personagens cute em sua jornada são simples, eficientes e legais. As cores frias (tudo bem cinza) e os desenhos apenas traçados criam um universo lúdico na parede bem bacana. Agora, o principal ponto que me agradou é a junção da filmagem das pessoas com os desenhos. A asa da mulher, o homem passeando com o cachorro, o chifre da outra mulher, tudo isso ficou muito bem acabado e agradável. É claro que a animação não é de toda flúida mostrando ser feita em 2D, mas a atenção para os detalhes é clara em momentos como a da cabine telefônica mudando o ângulo de visualização. Parece realmente que as coisas estão acontecendo na parede atrás das pessoas, com a mesma velocidade e fluidez, não existe aquela sensação fake de que a animação foi inserida depois.
O vídeo é simples, mas tem vários detalhes bem feitinhos que valem a atenção e esse bichinho cantando, principalmente no final com toda aquela emoção, me lembro uma animação que ALGUM CARA BEM MALUCO fez a muito tempo atrás pra música Creep do Radiohead.



(Obs do clipe do Malajube)
Obs.: Alguém me explica pq são abacaxis que pilotam a-nave-em-forma-de-robozão? =P
Ob2.: Háaaa! Esse clip tem a morte mais FEEEEEEERA ever! Muito cute.
Obs3.: Eu queria muuuito, de coração ter um bonequinho feito em vinil desse bichinho que canta, ou então da morte.

GOBELINS – L’école de l’image

Gobelins é uma escola francesa de design. Com cursos de motion, fotografia e outros, ela é uma grande formadora de excepcionais profissionais. Em sua galeria de trabalhos produzidos por seus alunos eu simplesmente fiquei apaixonado por pelo menos duas animações que vou postar aqui. São diferentes estilos de animação, alguns 3D outros 2D.

Cocotte Minute (http://www.cocotteminute.net/)

Animação em 3D retratando a aventura de duas aves numa corrida maluca dentro de uma cozinha de um restaurante. Adorei as cores e as texturas foscas usadas em todos os objetos. Esse tipo de textura e iluminação tem sido bastante usada ultimamente, principalmente para animações cômicas como essa. A modelagem dos personagens é ótima, mas pra mim o ponto principal dessa animação além do roteiro é o perfeito uso de jogo de câmera. Ele foi fundamenta pra passar a sensação da corrida, assim como a incrível movimentação desengonçada das aves.






Burning Safari (http://www.burningsafari.com/)

Robôs extraterrestres aterrizam numa ilha para pesquisa escolar e são enxotados por um macaco? Entenda essa doideira assistindo ao vídeo.

Agora já comentando o vídeo, um dos pontos que me chamaram a atenção além do áudio é a forma de mover suave, porém acelerada das máquinas. Na verdade todos os movimentos que tem que ser rápidos passam realmente a sensação de muita rapidez. A modelagem levemente quinada de todos os objetos, incluindo dos macacos é bem legal também. Isso cria toda uma identidade, uma coerência visual.


Esses foram só dois vídeos que resolvi postar, mas realmente sugiro que quem tenha gostado veja todos os outros no site da escola. O site é em francês e como muitos não entendo bulhufas, mas vale a pena dar uma fuçada e curtir os vídeos de todos os anos, como esse de 2002 que salve engano ganhou o animamundi.


segunda-feira, agosto 21, 2006

Primeira vez - Bendito Machine

Primeiro post, aquele nervosismo de principiante e junto aquele cheirinho de coisa nova. O primeiro passo foi dado, resolvi escrever um blog sobre motion, design, publicidade, web e tudo mais que eu gosto (Não, eu não vou ficar falando quais são meus pratos favoritos =). Mas o segundo passo é o que postar? O que seria legal na primeira vez? Afinal, todo mundo quer ter uma boa primeira vez, mostrar que sabe o que está fazendo mesmo que não tenha a menor idéia do que de fato está. E esse é meu caso. Não sou motion designer (ainda não) e mesmo assim tomei a liberdade, ou a ousadia como preferir, de criar um blog cujo o título é "feel in motion". Maluquisse? Não. Simplesmente achei que seria interessante juntar em um lugar além do meu delicious as coisas legais que meu senso-crítico-amador-de-motion-design-i-wanna-be o considera assim.

Fiz essa introdução só pra que quem por ventura venha parar aqui não se espante com tamanhas asneiras e observações subjetivas e amadoras. Além de compartilhar informações legais esse blog também registrará meu avanço nesse universo em movimento e minha visão para essa incrível arte. Espero que comentem e que se abram discussões, se troquem referência e que acima de tudo, o conhecimento também se “sinta em movimento”.


E pra fugir um pouco dos padrões dos blogs que falam de motion meu primeiro post vai ter um vídeo feito em flash, ao invés de algo feito em after effects ou max ou qualquer similar ao qual o vídeo é renderizado. O nome da historinha é Bendito Machine e você pode clicar aqui para visualizar.

(A partir daqui eu já comentarei a animação então leia após visualizá-la)

É impressionante o nível de riqueza nos detalhes mesmo com toda a simplicidade dos vetores de uma única cor, o preto. É claro que o som é imprescindível para o excelente resultado final, mas a animação por si só já é extremamente comunicativa. Sem nenhuma pirotecnia, apenas com um ótimo roteiro e uma impecável execução, Bendito Machine veio pra provar que seja em flash ou seja em after é possível transmitir sua mensagem de forma criativa e rica, basta uma boa produção e uma atenção aos detalhes. Mais uma vez me deparo com o poder que o áudio bem empregado tem e abro a seguinte discussão:

É apenas uma impressão deturpada minha que venho do segmento on-line, ou é de fato difícil achar profissionais que se enveredem na parte de audio design?

Recomendo também a visita ao site do criador, Jossie Malis, ilustrador e designer peruano.