segunda-feira, agosto 21, 2006

Primeira vez - Bendito Machine

Primeiro post, aquele nervosismo de principiante e junto aquele cheirinho de coisa nova. O primeiro passo foi dado, resolvi escrever um blog sobre motion, design, publicidade, web e tudo mais que eu gosto (Não, eu não vou ficar falando quais são meus pratos favoritos =). Mas o segundo passo é o que postar? O que seria legal na primeira vez? Afinal, todo mundo quer ter uma boa primeira vez, mostrar que sabe o que está fazendo mesmo que não tenha a menor idéia do que de fato está. E esse é meu caso. Não sou motion designer (ainda não) e mesmo assim tomei a liberdade, ou a ousadia como preferir, de criar um blog cujo o título é "feel in motion". Maluquisse? Não. Simplesmente achei que seria interessante juntar em um lugar além do meu delicious as coisas legais que meu senso-crítico-amador-de-motion-design-i-wanna-be o considera assim.

Fiz essa introdução só pra que quem por ventura venha parar aqui não se espante com tamanhas asneiras e observações subjetivas e amadoras. Além de compartilhar informações legais esse blog também registrará meu avanço nesse universo em movimento e minha visão para essa incrível arte. Espero que comentem e que se abram discussões, se troquem referência e que acima de tudo, o conhecimento também se “sinta em movimento”.


E pra fugir um pouco dos padrões dos blogs que falam de motion meu primeiro post vai ter um vídeo feito em flash, ao invés de algo feito em after effects ou max ou qualquer similar ao qual o vídeo é renderizado. O nome da historinha é Bendito Machine e você pode clicar aqui para visualizar.

(A partir daqui eu já comentarei a animação então leia após visualizá-la)

É impressionante o nível de riqueza nos detalhes mesmo com toda a simplicidade dos vetores de uma única cor, o preto. É claro que o som é imprescindível para o excelente resultado final, mas a animação por si só já é extremamente comunicativa. Sem nenhuma pirotecnia, apenas com um ótimo roteiro e uma impecável execução, Bendito Machine veio pra provar que seja em flash ou seja em after é possível transmitir sua mensagem de forma criativa e rica, basta uma boa produção e uma atenção aos detalhes. Mais uma vez me deparo com o poder que o áudio bem empregado tem e abro a seguinte discussão:

É apenas uma impressão deturpada minha que venho do segmento on-line, ou é de fato difícil achar profissionais que se enveredem na parte de audio design?

Recomendo também a visita ao site do criador, Jossie Malis, ilustrador e designer peruano.

2 comentários:

Rapha Vasconcellos disse...

Achei maneira a iniciativa. Não conhecia nenhum blog brazuca que comentasse sobre animações, vinhetas, motion, enfim... vai ser maneiro acompanhar.

Mas já fica sabendo q postar todo dia é foda, mas depois que vc acostuma, fica viciado em guardar referências, trabalhos... e acaba ficando com uma visão mais crítica, montando sua rede de contatos, é bem bacana.

Vou estar sempre por aqui.

Agora, sobre a animação do peruano, achei maneiríssima, muito engraçada. Visualmente me pareceu muito simples, deixou a história aparecer. Acho que às vezes algumas animações q eu vejo por aí deixa se perder muito na forma. Essa não. Teve até o bicho da carroça pagando um barro... muito engraçado!

Anônimo disse...

É isso aê pequeno guaxinin, seja bem-vindo ao on-line! ;-)

Com relação a animação concordo com você que é extremamente rica e simples. Taí um bom exemplo que uma boa idéia não precisa de muitos recursos milaborantes para ser desenvolvida. Duca!

[]'s

gmoura