terça-feira, agosto 22, 2006

GOBELINS – L’école de l’image

Gobelins é uma escola francesa de design. Com cursos de motion, fotografia e outros, ela é uma grande formadora de excepcionais profissionais. Em sua galeria de trabalhos produzidos por seus alunos eu simplesmente fiquei apaixonado por pelo menos duas animações que vou postar aqui. São diferentes estilos de animação, alguns 3D outros 2D.

Cocotte Minute (http://www.cocotteminute.net/)

Animação em 3D retratando a aventura de duas aves numa corrida maluca dentro de uma cozinha de um restaurante. Adorei as cores e as texturas foscas usadas em todos os objetos. Esse tipo de textura e iluminação tem sido bastante usada ultimamente, principalmente para animações cômicas como essa. A modelagem dos personagens é ótima, mas pra mim o ponto principal dessa animação além do roteiro é o perfeito uso de jogo de câmera. Ele foi fundamenta pra passar a sensação da corrida, assim como a incrível movimentação desengonçada das aves.






Burning Safari (http://www.burningsafari.com/)

Robôs extraterrestres aterrizam numa ilha para pesquisa escolar e são enxotados por um macaco? Entenda essa doideira assistindo ao vídeo.

Agora já comentando o vídeo, um dos pontos que me chamaram a atenção além do áudio é a forma de mover suave, porém acelerada das máquinas. Na verdade todos os movimentos que tem que ser rápidos passam realmente a sensação de muita rapidez. A modelagem levemente quinada de todos os objetos, incluindo dos macacos é bem legal também. Isso cria toda uma identidade, uma coerência visual.


Esses foram só dois vídeos que resolvi postar, mas realmente sugiro que quem tenha gostado veja todos os outros no site da escola. O site é em francês e como muitos não entendo bulhufas, mas vale a pena dar uma fuçada e curtir os vídeos de todos os anos, como esse de 2002 que salve engano ganhou o animamundi.


3 comentários:

Felipe™ disse...

Velho, com certeza teu blog já tá nos favoritos... hahaha
É isso aí. O teu é focado, muito maneiro. O meu é "o q der na telha", mas dentro de alguns assuntos como cinema, publicidade, Internet, cinema, música, por aí.

Já te linkei no meu blog, abraço!

Anônimo disse...

Sem dúvida um bom tema pra blog!
Eu só estava me perguntando o que eu comentava, um "eu gostei mais do segundo video" provavelmente seria bem desnecessário, deu então vontade de mandar um monte de links, mas hey, vai que eu estou destruindo alguma idéia de post que vc poderia ter, hehehehe, mas enfim, bacana!

Unknown disse...

q barato isso aqui cara...
me amarrei!
vou botar nos favoritos!
bjao mané!