quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Axe Vice

Para a linha de produtos Axe Vice foi criado um site onde você deve mostrar sua aptidão como detetive e ajudar a solucionar uma onda de crimes nada convencionais e com um aspecto em comum: Todas as vítmas são homens.

Olhando o site na ótica de um designer eu achei a criação fodíssima. O uso de vídeo ficou muito fluído e os componentes ficaram muito bonitos e bem encaixados. O clipe com cara de trailer de filme do início, que tem a função de te situar em todo o universo que eles criaram é com certeza cinematográfico e ajuda a reforça a abordagem "séria" que é dada aos hilariantes e inusitados casos.

Tudo é com certeza muitíssimo bem produzido e acabado, só algumas críticas e questionamentos que levanto aqui. Depois de navegar no site algumas coisas ficam claras. Primeiro os casos começam a se tornar repetitivos para o usuário, não a história deles em si, mas sim a forma como você interage com eles. Suas funções são sempre as mesmas. Colher um monte de "provas" de uma forma super linear, ou seja, você tem que recolhe-lhas e executar todas as ações propostas para chegar ao fim do caso. Quando você tenta navegar para fazer as coisas de uma forma mais rápida ignorando algumas provas você simplesmente fica preso na necessidade de fazer o que o site manda, ou espera que você faça. Depois de "solucionar o caso" você vê um vídeo de como aconteceu o "crime" e passa para o próximo. Isso em todos os casos. Confesso que no final das contas o site acaba ficando bem entendiante e repetitivo, sendo que o único incentivo que se tem para ir até o final é apenas ver os vídeos de como os crimes aconteceram. Pra mim o que é exigido do usuário para solucionar as coisas e mostrar ser um bom detetivo poderia ser mais rebuscado, mais enigmático. Quem gosta de joguinhos point and click sabe do que estou falando. Você precisa revirar os cenários, descobrir relação entre as coisas, usar objetos combinados e desvendar mistérios de verdade. Esse jogo é um ótimo exemplo do que estou falando.

Resumindo, achei o site super bem feito, mas poderia ser melhor explorado o mais precioso recurso que a internet nos oferece, o de interação. Outro aspecto que me incomodou bastante é a inexistência de um pause durante os vídeos. Eu simplesmente tenho que acabar um dos módulos de cada tarefa para poder dar uma pausa na minha navegação.

Nenhum comentário: