quinta-feira, novembro 30, 2006

Zune Arts - Microsoft

Realmente a Microsoft tem me surpreendido na sua forma ousada de comunicar alguns produtos. Primeiro foi o Clearification, agora o Zune. (Na verdade o Zune eu já tinha visto o teaser do pássaro que pega fogo a um tempo atrás, e rolaram antes disso tudo uns outros vídeos da Microsoft zoando estagiários que também me agradaram, mas tudo bem)

O Zune pra quem não sabe é o novo player da Microsoft que tem a ingrata tarefa de tentar combater o iPod. Como o Rapha já falou em seus textos e palestras, as vezes um produto ou empresa pode ter mais de um site pra falar com seu público. É algo que já vi acontecer muito com a Nike para divulgar um produto específico ou apenas reforçar a marca, ou mais recentemente a blendtec, aquela marca de liquidificadores que virou febre na internet com o Willit Blend? . No caso do player da Microsoft isso também aconteceu, ou seja, temos o site mais "institucional" com informações dos produtos, vídeos da campanha, etc, etc. Paralelo a isso temos o Zune Arts onde vários artistas de diversos estilos produziram vídeos e cartazes para reforçar os conceitos de diversão através da música e do compartilhamento (existe um recurso que a priori é interessante de compartilhamento de músicas e fotos entre os players, mas que depois se mostra bastante limitado).

Esses sites mais rasos com funções auxiliares de comunicação que se baseiam na maioria das vezes em entretenimento são uma ótima sacada. Agregam muito poder a marca que é divulgada sem ser agressivo. Muitos deles geram vídeos virais ou até mesmo "ferramentas virais" que várias vezes são mais eficientes do que campanhas tradicionais.

A dúvida é será que o Zune vai vingar? Essa estratégia da Microsoft de lançar um produto semelhante pra concorrer com algum líder de mercado sempre me faz tentar adivinhar no que vai dar, assim como aconteceu com o ICQ x MSN, Wallop x Orkut, etc. Um bom passo inicial foi dado divulgando o Zune dessa forma nada tradicional, vamos ver se o produto em si é bom e se os preços serão competitivos.

Blackjack por Cingular - Shilo design


A Shilo design, como acredito já ter dito aqui é uma excelente agência com trabalhos de motion sempre muito refinados para empresas como GAP, Scion, Nike dentre outras. O mais recente foi para a Cingular anunciando o Blackjack, o novo smartphone da Samsung. Como nos comerciais da HP o foco da "filmagem" é nas mãos sem mostrar o rosto da "pessoa". (As aspas são porque no comercial da HP são pessoas de verdade, já nesse o personagem é feito em 3D). Como em uma brincadeira com baralhos bastante habilidosa as diversas funcionalidades como vídeo, som, e-mail são mostradas como cartas. Na verdade, se não estou enganado, tenta-se imitar diversos aparelhos como PSP, iPod sendo fundidos em um só, o Blackjack.

quinta-feira, novembro 23, 2006

Clearification - Windows Vista


Com certeza a Microsoft tem mudado sua comunicação. Com certeza eu gostei de vê-la comunicando seus produtos/conceitos assim, de uma forma tão criativa em Clearification. Não vou explicar muito sombre o site pra não estragar a surpresa, só digo, vejam os episódios e acompanhem os que estão por vir! O site é muito bonito e a história é bem legal. O ator com certeza foi uma ótima escolha e o longo monólogo no começo achei bem legal.

Minilogue/hitchhikers choice - short version

http://www.youtube.com/watch?v=u46eaeAfeqw&eurl
Só uma palavra: FODA

segunda-feira, novembro 13, 2006

MDX 2007 - Acura

Esse é mais um site de carro com visual clean e com cores frias. Todo em flash e com ótimas fotos, usa bem o conceito minimalista em sua diagramação e os recursos de 3D e animação. Não tem muito o que falar, só que é bem bacana e que a animação de seção que mais me agradou foi a da "Super Handling All-Wheel Drive". Ah, um outro aspecto legal de se reparar é que não tem só a animação pra fazer gracinha. A narração ao fundo te dá uma noção geral daquela seção e caso você queira mais informações você vai clicando nos níveis que aparecem depois. Isso é muito inteligente e, como acho que já disse aqui antes, adoro esse uso esperto dos recursos multimídia casados com uma boa divisão de níveis de informação (AI). Resumindo, o áudio e a animação te dão um panorama e dispertam a atenção do visitante, que nem sempre quer ler um texto gigantesco ou ouvir uma explicação muito demorada sobre aquela qualidade ou recurso. Parece óbvio, mas nem todos os sites usam esses recursos dessa forma inteligente, hierarquizada e organizada. Tenho minhas teorias em relação a isso, principalmente quando são trabalhos de agências normalmente offline fazendo o online sem ainda muito know-how, mas isso é assunto pra outro post.

quinta-feira, novembro 02, 2006

O Castelo Animado (Howl's Moving Castle) - Hayao Miyazaki


Acabei de assistir O Castelo Animado dirigido por Hayao Miyazaki (Diretor de A Viagem de Chihiro dentre diversos outros filmes). Vai parecer estranho eu dizer isso por ser o segundo filme japonga a ser postado aqui em um espaço de tempo tão curto, mas eu não sou muito fã de desenho japonês tradicional. Porém assim como Memories esse também me encantou, entretanto, por razões diferentes. Me encantou porque, ao contrário dos animadores mais ortodoxos, usa recursos de computação gráfica (CG). Prefiro não tentar explicar quais são os recursos usados e sim sugerir que todos assistam ao DVD e vejam ao Making Of para entender a grandiosidade de técnicas e visão usadas no filme. E também me encantou porque mesmo usando recursos em 3D, não ficou com cara de 3D. Resumindo é um filme que mistura animações tradicionais e recursos 3D de uma forma inteligente e ponderada, sempre visando no final aparentar um desenho feito a mão. Hayao Miyzaki me encantou não só pela técnica mas também pelo enredo. Parabéns e recomendo a todos.

Obs.: Valeu Jetro por me emprestar o dvd.