quinta-feira, novembro 02, 2006

O Castelo Animado (Howl's Moving Castle) - Hayao Miyazaki


Acabei de assistir O Castelo Animado dirigido por Hayao Miyazaki (Diretor de A Viagem de Chihiro dentre diversos outros filmes). Vai parecer estranho eu dizer isso por ser o segundo filme japonga a ser postado aqui em um espaço de tempo tão curto, mas eu não sou muito fã de desenho japonês tradicional. Porém assim como Memories esse também me encantou, entretanto, por razões diferentes. Me encantou porque, ao contrário dos animadores mais ortodoxos, usa recursos de computação gráfica (CG). Prefiro não tentar explicar quais são os recursos usados e sim sugerir que todos assistam ao DVD e vejam ao Making Of para entender a grandiosidade de técnicas e visão usadas no filme. E também me encantou porque mesmo usando recursos em 3D, não ficou com cara de 3D. Resumindo é um filme que mistura animações tradicionais e recursos 3D de uma forma inteligente e ponderada, sempre visando no final aparentar um desenho feito a mão. Hayao Miyzaki me encantou não só pela técnica mas também pelo enredo. Parabéns e recomendo a todos.

Obs.: Valeu Jetro por me emprestar o dvd.

Nenhum comentário: