quinta-feira, novembro 30, 2006

Zune Arts - Microsoft

Realmente a Microsoft tem me surpreendido na sua forma ousada de comunicar alguns produtos. Primeiro foi o Clearification, agora o Zune. (Na verdade o Zune eu já tinha visto o teaser do pássaro que pega fogo a um tempo atrás, e rolaram antes disso tudo uns outros vídeos da Microsoft zoando estagiários que também me agradaram, mas tudo bem)

O Zune pra quem não sabe é o novo player da Microsoft que tem a ingrata tarefa de tentar combater o iPod. Como o Rapha já falou em seus textos e palestras, as vezes um produto ou empresa pode ter mais de um site pra falar com seu público. É algo que já vi acontecer muito com a Nike para divulgar um produto específico ou apenas reforçar a marca, ou mais recentemente a blendtec, aquela marca de liquidificadores que virou febre na internet com o Willit Blend? . No caso do player da Microsoft isso também aconteceu, ou seja, temos o site mais "institucional" com informações dos produtos, vídeos da campanha, etc, etc. Paralelo a isso temos o Zune Arts onde vários artistas de diversos estilos produziram vídeos e cartazes para reforçar os conceitos de diversão através da música e do compartilhamento (existe um recurso que a priori é interessante de compartilhamento de músicas e fotos entre os players, mas que depois se mostra bastante limitado).

Esses sites mais rasos com funções auxiliares de comunicação que se baseiam na maioria das vezes em entretenimento são uma ótima sacada. Agregam muito poder a marca que é divulgada sem ser agressivo. Muitos deles geram vídeos virais ou até mesmo "ferramentas virais" que várias vezes são mais eficientes do que campanhas tradicionais.

A dúvida é será que o Zune vai vingar? Essa estratégia da Microsoft de lançar um produto semelhante pra concorrer com algum líder de mercado sempre me faz tentar adivinhar no que vai dar, assim como aconteceu com o ICQ x MSN, Wallop x Orkut, etc. Um bom passo inicial foi dado divulgando o Zune dessa forma nada tradicional, vamos ver se o produto em si é bom e se os preços serão competitivos.

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