terça-feira, setembro 05, 2006

One Size - Reel 2006


O que torna um reel legal além, obviamente, da qualidade dos trabalhos expostos? (Pra quem não sabe, reel é um conjunto de trechos de vídeos agrupados numa única composição para expor o trabalho de motion de um determinado artista ou de uma agência).

Pensando um pouco sobre isso após ver esse reel de 2006 do One Size, cheguei a algumas conclusões. A primeira delas é em relação ao ritmo. Diferentemente de alguns reels que são apenas um monte de trechos dos vídeos amontoados com um som genérico esse tem início meio e fim. Ele tem clima, tem evolução. Outro ponto, tão importante quanto o primeiro é o som. Tanto a trilha principal quanto os sons de elementos são muito bem feitos e pertinentes. Cria-se uma atmosfera na apresentação, parece realmente um filme com seqüência. Quando o som casa com as imagens temos uma maior sensação de integração, voltando a reforçar a questão da experiência, mesmo está sendo passiva, ou seja, quem vê é espectador e não usuário. Já ao contrário, quando ele é apenas uma trilha genérica sem se preocupar com a fluidez da animação isso provoca certo desconforto, fica claro que são duas coisas distintas acontecendo ao mesmo tempo ao invés de duas coisas convergindo e trabalhando juntas.

Agora o questionamento é, qual é a importância disso? Qual o interesse em saber como fazer um bom reel? Na verdade o que se tem a aprender e comprovar com essas constatações é uma lição um pouco mais profunda que apenas a construção de um bom reel. Essa lição envolve ritmo, consistência e experiência, questões que presumo sejam de grande importância pra todos aspirantes a motion designers. Isso mostra a habilidade e o cuidado que alguns estúdios e profissionais têm em se preocupar com essas questões na hora de expor o conjunto das suas obras e não apenas ter esse tipo de cuidado na hora da execução do trabalho do cliente. Isso mostra que pra alguns isso é filosofia e está intrínseco na forma de trabalhar, ou seja, é natural e necessária essa atenção seja em qual trabalho for.

2 comentários:

Fernando Lira disse...

Fooooooooooooda os trabalhos dessa empresa...

Poney disse...

Gostei disso aqui, mantenha atualizado, vou tentar aprender lago lendo seu blog!
Beijos