terça-feira, setembro 19, 2006

A-ha

Vendo o histórico do blog reparei que ainda não tinha postado nada sobre animações 2D de verdade. Sem querer desmerecer as outras animações 2D, mas aqui me refiro aquelas bem estilão old school, feitas quadro-a-quadro, no maozão. Daí me veio a cabeça o bom e velho clip do A-ha – Take on me (1985) (pra quem não pode ver o youtube, assista um trecho do clip aqui). Alguns detalhes bem legais são que esse clip é a segunda versão assim como a música. A primeira é bem fraquinha, coloridona anos 80 e pode ser vista aqui. Outro detalhe é que o diretor da segunda versão, Steve Barron eu nunca tinha ouvido falar, apesar dele ter dirigido mais da metade dos clipes do A-ha ( mas ok eu não sou a maior referência de vídeo e de nomes de diretores que vocês devem conhecer =). Agora uma grande dúvida que eu tive ao ler o site do A-ha é que lá diz que o clip de Train Of Thought serviu de inspiração para Take on me e não ao contrário. Só que esse clip saiu em 1986 e o Take on me em 1985. Talvez foi feito antes e lançado depois, sei lá. Agora o bacana é que essa técnica começou como um projeto de arte escolar e acabou fazendo bastante sucesso.

O que me agrada muito nessa animação é que ela parece muito moderna pra época (1985). Ela é clean, mas é sujinha (não é limpinho como o clip de I wish I cared, que por sinal é bem ruizinho). Os preenchimentos não são uniformes, ficam tremidos, horas bem escuros, horas quase apenas o contorno e tem alguns rabiscos que ficam passando a todo momento em frente as imagens. Eu imagino que o clip todo foi filmado e depois pintado por cima. Um outro detalhe que me chamou muito a atenção são os ângulos e câmeras. Tem um instante em que a câmera passa em volta dos dois (imagem acima) em um movimento muito suáve e agradável. Resumindo, apesar das roupichas e dos cabelões anos 80 o clip é super moderno e muitíssimo bem excecutado. A história poderia ser um pouquinho menos blé, mas tá valendo. Infelizmente não descubri quem foi ou foram os ilustradores, de qq forma deixo aqui os meus parabéns.

Obs.: É realmente impressionante a quantidade de coisa colorida e feia produzida nos anos 80. Nessa página do A-ha você pode ver partes dos clipes de 1985 até 2005, ou seja, 20 anos de evolução da banda e é horripilante como a qualidade e o senso estético se aprimoraram de lá pra cá. Na verdade não sei se aprimorou ou apenas ressucitou das trevas, só sei que muitos dizem que os anos 80 foi a década negra, perdida, mas isso é um assunto pra outro post, ou não. Talvez vocês encontrem melhores informações no sítio do Hans Donner. Ele deve sacar mais dessa época, pois ao contrário dele eu só fui nascer em 84.=D

Um comentário:

Anônimo disse...

Já tinha visto um trecho desse clip provalvelmete foi feito em rotoscopia (esse esquema de filmar e pintar por cima) eu estou começando estudar animação e fiz um estudo de rotoscopia ollha http://i29.photobucket.com/albums/c300/AndreLP/rotoscopia2.swf

Se quiser conversar mais sobre animação meu e-mail - andre.lfo2005@gmail.com