segunda-feira, junho 30, 2008

Como criar uma rotina para automatizar a sincronia do seu celular com o iSync

Em alguns posts já explique que esse blog em teoria fala de design, web e motion. Entretanto, as vezes me dá vontade de falar de coisas bacanas que descubro sobre minhas bugigangas eletrônicas. Então para os desavisados que não queiram saber sobre como sincronizar um celular automaticamente com o computador, simplesmente ignore esse post. :D

Tendo dito, vamos ao post:
Já a tempos uso o iSync para sincronizar meu celular Nokia N73 com meu computador através do bluetooth. Atualizo os contatos (Adress Book), calendário (iCal), etc. Só que várias vezes eu esqueci de fazer a sincronia e acabei me pegando na rua com o celular desatualizado. Então pensei:

Como poderia automatizar a sincronia para que de hora em hora meu computador pareasse com meu celular sem que eu precisasse fazer nada?

Minha primeira idéia foi criar uma atividade no Automator, mas percebi que não tinha nada na listagem de opções do programa que incluisse o iSync. Procurando um pouco na internet e descobri um aplicativo chamado Sync Now!. Ele abre o iSync, sincroniza e encerra o aplicativo. Com isso a primeira parte do meu problema estava resolvido, ou seja, sincronizar sem precisar abrir o iSync, clicar no botão de sincronia, esperar tudo ser transferido pra daí então poder fechar. Porém ainda faltava criar uma rotina pra isso. Algo precisava abrir o Sync Now! no intervalo de tempo em que eu determinasse. Descobri então outro aplicativo chamado CronniX, que nada mais é que uma interface gráfica para o Cron, o gerenciador de rotinas de sistemas Unix, ou seja, algo que já vem no seu Mac.
Bastou instalar o aplicativo e criar uma rotina para abrir o SyncNow! de uma em uma hora. Para criar essa rotina é bem simples, mas vou explicar como fiz:

0) Abra o CronniX (óbvio);
1) Clique em "New";
2) Em "Schedule" escolha a aba "Simple";
3) Marque "All" em todas as opções, como dia da semana, mês, dia do mês, hora. Apenas nos minutos eu escoli 0 (zero).
4) Marque o check de "Prepend";
5) Clique em "Browse"e encontre o local onde o SyncNow! está instalado. No box de comando vai ficar algo como /usr/bin/open "/Applications/Sync now!.app";
6) Clique em "Apply";
7) Na janela principal, clique em "Save";

E com isso você acabou de editar o Cron, inserido uma rotina a ser executada de hora em hora, no minuto 0.

Agora faltava só um pequeno grande detalhe. Eu precisa fazer com que meu celular não perguntasse toda vez se eu permitia a sincronia, ou seja, precisava falar pra ele que o meu computador era uma conexão segura e que sempre que fosse requisitado, permitisse sem perguntas. Procurei muito tempo em suas configurações de sincronia e nada. Já estava ficando convencido que iria precisar sempre confirmar no celular a sincronia, quando encontrei no help do iSync uma informação que me alegrara bastante:

"If you have a Symbian OS phone, each time you sync you'll need to reply to messages on your phone to allow your computer to connect to it. To avoid having to reply to these messages, you can authorize your computer to communicate with your phone in your phone's Bluetooth settings. For more information, see the instructions that came with your phone."

Ou seja, ao invés de ir nas opções de sincronia, eu precisava olhar sim as opções do bluetooth (sim, agora me parece bastante óbvio também). Como fiz:

1) No meu celular eu fui em Bluetooth;
2) Na segunda aba é a área de dispositivos pareados;
3) Selecionei o meu computador e em opções escolhi "Definir como autorizado";
4) Tcharãm! Agora meu computador sincroniza com meu celular sozinho, sem eu precisar fazer nada, a não ser lembrar de andar com eles. :)

Obs.: Uma informação curiosa: procurei em várias páginas da Nokia e não descobri nada sobre permissões automáticas do Bluetooth. Realmente não imaginava encontrar a solução na página de suporte da Apple, e sim da Nokia. Mas tendo em vista que eu não sabia nem que era nas opções de bluetooth e não nas opções de sincronia, talvez isso explique a minha infelicidade em um resultado de busca satisfatório. :D

Nenhum comentário: