sábado, maio 31, 2008

Roteador Wireless D-Link DI-524, Configuração, Segurança e Interferência

Apesar de não ser muito o propósito desse blog, resolvi postar aqui minha experiência ao configurar minha rede wireless, pra compartilhar algumas informações úteis e quem sabe descobrir algumas explicações para os problemas que tive.

- Liga, mas não funciona. Energia baixa? Defeito de fábrica?
A algum tempo atrás comprei um roteador wireless Dlink DI-524. A primeira vez que tentei configurá-lo, ele ligava, mas eu não conseguia entrar em sua página de configuração via browser (http://192.168.0.1/). Após reniciá-lo várias vezes, desligá-lo e ligado várias vezes, sem nenhum resultado, lá fui eu na CTIS para trocar. O técnico de lá conseguiu acessá-lo, mas alguns problemas de estabilidade estavam acontecendo. Então sem muita explicação de qual era o real problema tive o produto trocado. Ao chegar em casa, qual não foi a minha surpresa ao perceber que o novo, que havia funcionado perfeitamente lá na loja, tinha dado o mesmo problema que o anterior? Então percebi que meu estabilizador indicava o nível de energia abaixo do normal (observação importante, normalmente esse roteador é 110v). Resolvi ligar o estabilizador direto na tomada, já que antes ele estava ligado em outro estabilizador (não me pergunte porque). Dito e feito, foi só a corrente estar num nível correto que consegui acessar o roteador sem problemas, assim como a internet.

Com isso pude concluir que a energia instável, mesmo que ligando as luzes do dispositivo, impedia o envio do sinal sem fio. Isso pode parecer um pouco óbvio agora, mas todos os outros equipamentos ligados a esse estabilizador, mesmo com energia abaixo do normal, estavam funcionando corretamente. Normalmente tudo que tinha ligado nele funcionava, mesmo que não nas melhores condições de suprimento :) . Presumia eu que se o aparelho estava ligado, ele deveria funcionar normalmente. Ah e sim, um detalhe importante é que o roteador funcionava de forma tradicional, ou seja, ligado o modem nele e ele por sua vez ligado ao computador via cabo de rede. Já em relação ao outro roteador, acho que se tornou instável quando foi acessado na loja porque eu basicamente devo ter ferrado com ele em casa, ligando e desligando várias vezes no meu estabilizador instável. Mas bem, isso agora é um problema da CTIS. :P


- Ready, steady... go? E a segurança?
Ok, rede funcionando, internet bala, mas opa, percebi que qualquer um poderia acessá-la, já que por default não se tem nenhum tipo de filtragem de acesso. A primeira coisa a se fazer é mudar o login padrão de acesso as configurações do roteador (login: admin, senha: "em branco" ). Então fui buscar mais informações na internet de como restringir o acesso e tornar minha rede um pouco mais segura. Encontrei um ótimo texto do Roger Lovato que explica passo-a-passo, tanto para usuário de Windows como de Linux como configurar o básico de sua rede (ah, tem também um fórum criado por ele pra galera discutir sobre isso). Mas ele apenas explicou como usar o padrão de segurança WEP, que como ele mesmo disse, não é dos mais seguros. Esse modelo usa uma chave hexadecimal de 10 ou 26 caracteres (64 ou 128 bits), ou uma chave ASCII. Em um primeiro momento, quando imaginei ser apenas chave hexadecimal vi nisso um probleminha, já que decorar 26 caracteres, ou ter que ficar "ditando" essa caralhada de números e letras pra todo mundo que vier aqui em casa com seu computador não daria certo. Mas notei que o ASCII de 128 bits, necessitava apenas de 13 caracteres, o que seria muito mais razoável de se memorizar, não só pelo menor número, mas pela possibilidade de uma combinação de letras com algum sentido. Então me perguntei, porque o WEP não é tão bom? Porque nos lugares que vou que possuem wireless o padrão e WAP?
Descobri que o WEP não é tão bom por ser uma criptografia fraca e antiga. Ele é mais usado em dispositivos mais velhos que não tenha suporte ao WAP. Caso os seus dispositivos tenha suporte a WAP, use.

Bom, pra configurar o WAP é simples. Eu escolhi nas opções o WAP-PSK e setei uma senha. Só a título de curiosidade, a outra opção de WAP, que pede RADIUS Server é apenas para empresas, onde haverá um servidor para gerenciar isso.

- Interferência entre Wi-fi e o telefone sem fio? Outras redes no mesmo canal?
A um tempo atrás muita gente tinha problemas com o wireless e o telefone sem fio. Ainda hoje tem gente que ao usar o telefone a internet cai. Normalmente isso acontece porque os dois dispositivos estão funcionando no mesmo canal. Caso isso aconteça, olhe no manual do seu telefone em qual canal ele opera. No meu caso, mesmo não havendo interferência entre o telefone e o wireless, eu troquei o canal, que por padrão é o 6, já que algumas redes próximas aqui usavam esse. Ao trocar foi nítido o aumento do sinal (agora fica em 75% em média) e a melhora na velocidade. Pra saber quais canais as redes próximas daqui estavam, usei o iStumbler, que é pra Mac. Você pode saber mais sobre medição de sinal lendo esse artigo do Guia do Hardware. Lá você encontra também quais programas, tanto pra Windows quanto pra Linux funcionam como medidor.

Nenhum comentário: