terça-feira, março 11, 2008

Fess'Kobbi Comunicação

O site da agência Fess'Kobbi conta com belas ilustrações do Adhemas, que por sua vez foram muito bem animadas. Mas infelizmente não são só elogios. Senti a falta de um "call to action" nas imagens das áreas onde são disparadas as animações. Os links nas seções também são muito escondidos nas ilustrações, e se não fosse pelo cursor do mouse mudar, não saberíamos onde clicar. Outro problema sério é o formato muito amarrado, forçando a empresa a ter outros dois domínios para mostrar os seus trabalhos e anunciar vagas para estágios.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia Felipe.

Cara, o que uma passeada pelo Google não é capaz de fazer! Haha, não é tão trivial encontrar um distrital falando da agência paulista onde trabalho :)

Deixa-me apresentar: Hudson Tavares, Líder de desenvolvimento da Fess'Kobbi desde 2006.

Realmente a navegação do site é polêmica quanto à sua usabilidade (e eu nem participei do desenvolvimento desse site, "quando cheguei já estava lá"), porém, há algumas coisas que precisam ser consideradas nesse site, que têm relação com a própria empresa em si.

A Fess'Kobbi fica na região da estação da Luz, lugar que aqui em Sampa é conhecido como "Cracolândia"; no passado, essa região era o centro da cidade e símbolo de status, mas hoje é sinônimo de tráfico de drogas e prostituição.

Obviamente, o comércio e principalmente o dinheiro tende a fugir de regiões como essa; mas a Fess'Kobbi seguiu o caminho contrário, e a empresa instalou-se nessa região, numa tentativa de reavivar essa região (inclusive, somos a primeira agência de publicidade do projeto "Nova Luz", criado pela prefeitura de São Paulo).

Tudo isso me leva a entender que a navegação foi construída propositalmente no formato "passe o mouse para descobrir; se descobriu, clique!", numa clara referência a levar o visitante a descobrir, explorar o Centro Velho (nome como é conhecido a região) da cidade na busca das cores, animações e movimento que são criados pela Fess, que quebram a monotonia cinza da miséria e violência da região onde ela se encontra.

Digo isso por que boa parte dos nossos clientes realmente se espanta ao chegar na agência (modéstia a parte, as instalações são muito bonitas), dizem: "Nossa, não imaginava que existia uma empresa assim aqui no Centro Velho!"

(e talvez por isso as imagens também foram mantidas estáticas, sem "call on action", todas elas são do Centro Velho, há verdadeiras obras de arte na região mas as pessoas daqui mesmo, de SP, têm medo de dar uma volta para conhecê-las... e com razão)

Quanto ao formato "amarrado", o apelo visual arrojado do site causa uma ótima primeira impressão nos clientes (afinal de contas, gostamos muito de arte na agência, mas como todo mundo, também precisamos ganhar dinheiro! rsrsrs), e o fato é que realmente ocorre uma segmentação do público: a maioria das pessoas que querem saber os nossos clientes está interessada em trabalhar conosco, os novos clientes estão no geral mais interessados num "mostre-me do que é capaz" no primeiro momento (e isso o site atual faz muito bem :))

Todavia, nenhum projeto é "intocável" só por ter boas razões: vou marcar a sua URL aqui, afinal, você é diretor de arte e parece entender do que fala. Obrigado pela visita e por dedicar um post ao nosso site.

Hudson Tavares
hudson at fesskobbi dot com dot br

Taina Sanchez disse...

Críticas construtivas são sempre bem vindas!