sábado, agosto 04, 2007

Coca-Cola Zero

Estava navegando em algum blog que não me lembro agora qual era e no meio do conteúdo me atentei para um link patrocinado de uma ação da Coca Zero. Não costumo clicar nesse tipo de anúncio, mas como tinha um texto bem chamativo falando de pegadinhas e coisas do tipo, fiquei curioso e acessei. Foi legal conhecer uma ação dessas como um "usuário normal", não através de blogs, revistas, anuários, zines, etc.
Além de ter me agradado muito em questões mais técnicas como a arte das seções e a boa implementação do flash, o que mais me chamou foi o lado "publicitário e maketeiro" da campanha. Basicamente é um site que a cada acesso escolhe randomicamente uma seção pra você. Um modelo bastante orgânico, mas que pra muito usuários leigos pode causar confusão. Mesmo acostumado a navegar bastante, quando acessei novamente e me apareceu um outro conteúdo, demorei um pouco até perceber que existia um menu no topo ao qual eu poderia voltar a página que tinha visto no meu primeiro acesso. Isso é um assunto apenas a se pensar nos benefícios e problemas, então voltemos a campanha. =)
São atualmente 5 seções principais, aglomeradas no ítem de menu "Eu já vi" (antes eram apenas 4, não existindo a seção "Vídeos inesperados"). Todos usam canais de comunicação bastante populares, como o Youtube, blogs e até mesmo Widgets (pra Mac também tem =). Adorei as pegadinhas, não sendo mais uma das várias empresas que tentam forcadamente entreter e/ou fazer buzz, afastando seus clientes pela raiva ou pelo "mal feito". Pegadinhas engraçadas que não são feitas só pra justificar uma presença no Youtube ou na busca desesperada da tão sonhada viralização. Vale lembrar que estamos falando de internet e que a cada dia é mais fácil se divertir nela. Usuários comuns cada vez mais digitalizados e boas arquiteturas como a do Youtube conseguem tirar o seu "telespectador" facilmente com os vídeos relacionados ao lado.
O blog tenta ser bacana, mas pra mim foi a seção mais fraca. Os comerciais são bem bacanas, mas não sei se todo mundo gostaria de passar tempo vendo comerciais da Coca Zero do mundo. Já a seção "Vídeos Inesperados" chuto ter surgido após a boa aceitação das pegadinhas, que de uma forma esperta não restringem o conteúdo só a pegadinhas produzidas pra campanha, mas se apoderou da fama das em geral, como exemplo as do Sílvio Santos. Infelizmente não vi muita relação dos tais "vídeos inesperados" com a marca. O bom é que consegue estaelecer um canal mais próximo com o usuário, aceitando sugestões de vídeos , etc.

Atualização 11:51AM (05/08/2007)
Foram adicionadas novas seções como a de download de wallpapers e ringtones e uma área Flickr Zero.

Nenhum comentário: