segunda-feira, junho 30, 2008

Como criar uma rotina para automatizar a sincronia do seu celular com o iSync

Em alguns posts já explique que esse blog em teoria fala de design, web e motion. Entretanto, as vezes me dá vontade de falar de coisas bacanas que descubro sobre minhas bugigangas eletrônicas. Então para os desavisados que não queiram saber sobre como sincronizar um celular automaticamente com o computador, simplesmente ignore esse post. :D

Tendo dito, vamos ao post:
Já a tempos uso o iSync para sincronizar meu celular Nokia N73 com meu computador através do bluetooth. Atualizo os contatos (Adress Book), calendário (iCal), etc. Só que várias vezes eu esqueci de fazer a sincronia e acabei me pegando na rua com o celular desatualizado. Então pensei:

Como poderia automatizar a sincronia para que de hora em hora meu computador pareasse com meu celular sem que eu precisasse fazer nada?

Minha primeira idéia foi criar uma atividade no Automator, mas percebi que não tinha nada na listagem de opções do programa que incluisse o iSync. Procurando um pouco na internet e descobri um aplicativo chamado Sync Now!. Ele abre o iSync, sincroniza e encerra o aplicativo. Com isso a primeira parte do meu problema estava resolvido, ou seja, sincronizar sem precisar abrir o iSync, clicar no botão de sincronia, esperar tudo ser transferido pra daí então poder fechar. Porém ainda faltava criar uma rotina pra isso. Algo precisava abrir o Sync Now! no intervalo de tempo em que eu determinasse. Descobri então outro aplicativo chamado CronniX, que nada mais é que uma interface gráfica para o Cron, o gerenciador de rotinas de sistemas Unix, ou seja, algo que já vem no seu Mac.
Bastou instalar o aplicativo e criar uma rotina para abrir o SyncNow! de uma em uma hora. Para criar essa rotina é bem simples, mas vou explicar como fiz:

0) Abra o CronniX (óbvio);
1) Clique em "New";
2) Em "Schedule" escolha a aba "Simple";
3) Marque "All" em todas as opções, como dia da semana, mês, dia do mês, hora. Apenas nos minutos eu escoli 0 (zero).
4) Marque o check de "Prepend";
5) Clique em "Browse"e encontre o local onde o SyncNow! está instalado. No box de comando vai ficar algo como /usr/bin/open "/Applications/Sync now!.app";
6) Clique em "Apply";
7) Na janela principal, clique em "Save";

E com isso você acabou de editar o Cron, inserido uma rotina a ser executada de hora em hora, no minuto 0.

Agora faltava só um pequeno grande detalhe. Eu precisa fazer com que meu celular não perguntasse toda vez se eu permitia a sincronia, ou seja, precisava falar pra ele que o meu computador era uma conexão segura e que sempre que fosse requisitado, permitisse sem perguntas. Procurei muito tempo em suas configurações de sincronia e nada. Já estava ficando convencido que iria precisar sempre confirmar no celular a sincronia, quando encontrei no help do iSync uma informação que me alegrara bastante:

"If you have a Symbian OS phone, each time you sync you'll need to reply to messages on your phone to allow your computer to connect to it. To avoid having to reply to these messages, you can authorize your computer to communicate with your phone in your phone's Bluetooth settings. For more information, see the instructions that came with your phone."

Ou seja, ao invés de ir nas opções de sincronia, eu precisava olhar sim as opções do bluetooth (sim, agora me parece bastante óbvio também). Como fiz:

1) No meu celular eu fui em Bluetooth;
2) Na segunda aba é a área de dispositivos pareados;
3) Selecionei o meu computador e em opções escolhi "Definir como autorizado";
4) Tcharãm! Agora meu computador sincroniza com meu celular sozinho, sem eu precisar fazer nada, a não ser lembrar de andar com eles. :)

Obs.: Uma informação curiosa: procurei em várias páginas da Nokia e não descobri nada sobre permissões automáticas do Bluetooth. Realmente não imaginava encontrar a solução na página de suporte da Apple, e sim da Nokia. Mas tendo em vista que eu não sabia nem que era nas opções de bluetooth e não nas opções de sincronia, talvez isso explique a minha infelicidade em um resultado de busca satisfatório. :D

sábado, junho 28, 2008

Karim CharlesboisKarim Charlebois-Zariffa / Graphic & Motion design

Mais um site com papervision. O uso dessa ferramenta parece bem semelhante em todos os sites, mas com um pouco de criatividade vemos coisas cada vez mais bacana. Só senti falta de um sonzinho.

terça-feira, junho 24, 2008

Twix - Get the Girl

A onda do momento é "o jogo da conquista". Depois do Fight for Kiss, Mentos Kissfight e muito outros advergames, agora foi a vez do chocolate Twix criar um jogo onde o objetivo é conquistar a garota. Get the Girl segue o estilo do já antigo modelo de "vídeo interativo", onde a partir da sua resposta um vídeo diferente é visualizado. Sim, não é nada inovador, mas nem tudo precisa ser inovador para ser legal. A produção do vídeo ficou bem bacana, o discurso bem humorado e o site redondinho.

terça-feira, junho 17, 2008

Tag Galaxy

Mais uma ferramenta que se alimenta de fotos do Flickr. Tag Galaxy é uma site em flash com planetas em papervision. Você faz sua busca e vê os "planetas" que tem afinidade. Vale a pena explorar.

sexta-feira, junho 06, 2008

Interactive card trick - Vídeos interativos no Youtube

Vídeos interativos no Youtube, que permitem inserir balões e legendas ao longo de todo filme? E melhor, isso de uma forma fácil, rápida e intuitiva? Bom, com certeza isso promete..

É legal ver que cada vez se torna mais fácil produzir, editar, personalizar conteúdo. A era do CGM (Consumer Generated Media) está aí, pra quem quiser ver, ou melhor, fazer. E a interação? Cada dia mais intuitiva. Navegarmos com mais facilidade, seja pela nossa bagagem como internautas, seja pelo aprimoramento das interfaces. Percebo que mais um passo foi dado. Agora, além de produzirmos conteúdo, pensamos de uma forma mais dinâmica e criamos conteúdo interativo. (Aqui me refiro a nós como usuários comuns).

terça-feira, junho 03, 2008

Weezer - Pork and Beans

O Weezer lançou hoje o seu novo disco, o Red Album ( o que não quer dizer muito, já que muitas músicas já tinham vazado na internet). Para música Pork and Beans foi feito um clip com "vários virais da internet".

Veja o clip abaixo e a lista dos vídeos que serviram de referência:

Weezer - Pork and Beans


One Man Show


Numa Numa


Dramatic Prairie Dog


How the Dramatic Prairie Dog was Born


Afro Ninja


Diet Coke and Mentos


GI Joe Gay


Guiness World Record for most T-Shirts worn at one time


Chris Crocker - LEAVE BRITNEY ALONE!


All Your Base Are Belong To Us


Miss Teen USA 2007 - South Carolina answers a question


Star Wars Kids


Crank That Soldier Boy


Evolution of Dance


"Chocolate Rain" Original Song by Tay Zonday


K-Fed Popozao


Daft Hands - Harder, Better, Faster, Stronger


Daft Bodies - Harder, Better, Faster, Stronger


Shoes the Full Version


Charlie The Unicorn


It's Peanut Butter Jelly Time!!!


Will it Blend



Obs.: Leave Britney Alonnee!!!!

Action Figure | Punching Promos

Usar filmes em slow motion não é novidade. Vários sites já se utilizaram disso, como o do Tiger Woods, e o da Polaroid, que já postei aqui. Mas um "clip" com pessoas sendo esmurradas, eu ainda não tinha visto. Digo "clip" porque na verdade isso foi um projeto da produtora Action Figure, para sua própria divulgação.
Filmado com uma câmera Phantom, a 1000fps, o resultado é bem divertido. Sugiro que visitem o site do projeto e baixem os vídeos em boa qualidade. Bem melhor que assistir no videozinho abaixo: