segunda-feira, abril 30, 2007

Lets green this city - PG&E

Site com o objetivo de conscientizar sobre o consumo ponderado de energia e informar dos projetos ambientais da PG&E. Para isso são usados videozinhos com diversos estilos de animação e linguagens visuais, abordando temas como bioenergia, reciclagem de lixo, lâmpadas fluorescentes, etc.

sexta-feira, abril 27, 2007

Nautica Jeans Co.

Esse é mais um site com videozinhos, 3d, etc. Porque então resolvi postá-lo? Pelos detalhes. Realmente ele não tem nada de extraordinário, apenas uma sutileza nos tratamentos das coisas que no final faz uma grande diferença.
Seguem alguns exemplos:

Gosto da mistura das fontes chapadas, do estilo clean e os 3D usados com comedimento.
O 360° do modelo ficou bastante útil e as transições das roupas além de ter um morphic na silhueta pintada de preto ainda surge os casacos já com a cor original, ou parte do rosto, lembrando os comerciais do iPod. Essa mistura de silhueta e objeto real dá sempre um efeito bem bacana.
As calças parecem ser um modelo em 3D onde aplicaram as texturas das calças reais, permitindo assim uma animação mais flúida e padronizada dos produtos. Isso também possibilidade ao usuário ver a calça tanto de frente quanto de costas.

Enfim, esse são alguns dos pequenos detalhes que me chamaram a atenção e dão peso a um site simples, eficiente e bem acabado.

quinta-feira, abril 26, 2007

Los Pecadores (The Sinners)

Los Pecadores é uma animação feita com um estilo de desenho bem tosco em vetor onde 7 personagens "convivem" com seus pecados capitais. Vale a pena ver algumas outra animações no site, como a El útimo viaje. No geral a sonorização é muito boa.

segunda-feira, abril 23, 2007

Amp Fiddler ft. Corinne Bailey Rae - If I Don't

Clip para a música If I Don't, do Amp Fiddler com a Corinne Bailey. A sincronia dos lábios não é das melhores, mas os monstrinhos são bem legais. Produzido pela galera do Minivegas.
Você pode ver o filme em .mov no site deles ou assistir com menos qualidade através do youtube aí embaixo.

sexta-feira, abril 20, 2007

Vectra 2007 - K&S Kramer & Stevens

Antes de falar sobre o site da K&S, gostaria de ressaltar como achei interessante essa campanha feita para o novo Vectra. Essa inversão do fluxo das coisas, enfim. Pra quem não está acompanhando aí vai uma breve explicação. Tudo começa com uma chamada em TV e também no próprio site do carro (não está mais no ar), bem no estilo VT de recall, ou seja, fundo chapado e letrinhas subindo com uma voz genérica narrando. O argumento é de que a suposta campanha que foi produzida não foi aprovada pelos exigentes consumidores do carro, sendo assim eles pedem desculpas e que em breve (4 de maio) entrará no ar o novo comercial feito para o carro, agora mais alinhado ao gosto de seus consumidores. No site do carro me cadastrei para receber mais informações e hoje chegou um e-mail falando da K&S Kramer & Stevens, uma suposta empresa de consultoria (media research) que tem a missão de auxiliar na criação da nova campanha do Vectra. Com a já boa e velha fórmula clean de vídeo aplicado ao site nós acompanhamos um dos donos, o senhor Roger Kramer, fazendo uma pesquisa de opinião para saber o que você gostaria de ver no próximo comercial. Depois de tantos banners espalhados pela net e todo esse buzz com formato meio de teaser, pra mim a campanha promete. Estou ancioso pra saber o que vem por aí.

Mizuno Wave Creation 8 - AlmapBBDO

Para a Mizuno a galera da Almap fez um ótimo site com um conceito visual que lembra as obras do Escher e que achei super pertinente ao produto. As animações também me agradaram muito, no geral todo o site é muito refinado e bem acabado. Parabéns Thiagão e toda galera que participou desse projeto!

quarta-feira, abril 18, 2007

Sigg Jones

Sigg Jones é um curta em 3D com uma estética que lembra bonecos feitos em vinil e com ótimas animações de pancadaria. Os personagens parecem um pouco os personagens do Gorillaz.
Para assistir acessar o link acima ou click com o botão direito na imagem e em "salvar como...".

Vejam também os outros que são muito bons, como exemplo o Frigo. Realmente acho que os franceses mandam muito bem nas animações.

Mais uma ótima dica do Diogo Valim. Valeu! =D

terça-feira, abril 17, 2007

Ms. Dewey - Microsoft Live Search

No estilo Subservient Chicken (e muito outros lançados após ele), a Microsoft dá um upgrade nessa fórmula e junta vídeo com um mecanismo de busca, nascendo assim a Ms. Dewey. A funcionalidade é questionável, tendo em vista a demora para o resultado de uma simples busca, mas o entretenimento é garantido. A atriz é muito expressiva e achei o projeto bem "descolado e experimental". Confesso que de uns anos pra cá tenho me supreendido com essa postura da Microsoft mais ousada, pois em minha cabeça acredito que ficou a imagem dela caretona do passado. Aqui mesmo já postei uma outra iniciativa relativamente ousada e criativa que adorei, o site Clearification, também da Microsoft, mas nesse caso para o Windows Vista.

Sugestão da Aline Bravim. Obrigado linda! =**

Fanta by PSYOP

Acho que pelo pouco que eu já escrevi nesse blog é claro o quão fã dos trabalhos da PSYOP eu sou. Aí vai mais excelente comercial, esse agora para a Fanta (na verdade já estou pra postar isso a algum tempo e me esqueci, ou seja, não é tãaaoo recente assim). Com a marca do 3D bem feito, já consagrado pela galera de lá, só que nesse caso aplicado a um estilo simples, iconográfico e clean, simplesmente me deixou de boa aberta. Adoreio os pictogramas, os personagens, o áudio é excelente, o roteiro é simples, objetivo e inteligente. Ah, sem contar que tem um Q de street art. =)

Greenpeace Brasil - Hotsite Mudanças Climáticas

Muito provavelmente para concorrer a festivais foi feito para a ONG Greenpeace do Brasil o hotsite Mudanças Climáticas, que trocando em miúdos nada mais é outro daqueles sites com um vídeo onde você upload sua foto e depois acompanha a mesma fazendo parte do filminho. Fora isso tem um "enviar a sua experiência para um amigo", "rever" e "fazer nova experiência". Nada demais, bem básico mesmo.

Resolvi postar primeiro porque achei muito bem feito com uma filmagem super simples e pouco custo de produção. Outro aspecto que me chamou a atenção é a forma como isso é feito, ou seja, qual foi a técnica usada. Alguém tem alguma sugestão, idéia? Eu imaginei ser possível editando o filme quadro-a-quadro no flash, fazendo uma espécie de máscara/chroma key onde se pegaria as informações de distorção e máscara que a foto deve ter para se encaixar na posição que o filme está, só que de repente essa "solução" não seja a mais simples ou eficiente.

Levanto essa dúvida aqui, se eu souber no futuro ou alguém me esclarecer, agradeço!

Samsung L74 Wide

No estilo "Mesa cheia de objetos navegáveis" a Samsung faz um site para a sua nova câmera, a L74 Wide. Super clean meu destaque são pra ótimas animações bastante instrutivas e bem executadas. Acredito que parte delas é feita em vídeo e parte é feita no próprio flash. Muito bem montado e refinado. Os únicos pontos negativos são alguns times da animação que estão muito rápidos (você não consegue ler o texto de apoio e acompanhar a animação) e não encontrei nenhum lugar para desligar o áudio.

Obs.: Não conhecia essa câmera mas achei bem úteis os recursos e a interface para usuários comuns. O visor de 3", 28mm de ângulo e a qualidade de 7.2 mega pixels, além é claro do software "travel information", são pontos muito fortes do produto em si.

segunda-feira, abril 09, 2007

O Futuro como eu sempre quis - Fundação Telefônica

Nesse feriado / final de semana estava eu a assistir tv quando vi um comercial muito bacana feito pela Fundação Telefônica, que dentre muitas áreas de atuação, luta contra a exploração infantil e dá suporte a crianças e adolescentes carentes na luta pelos seus direitos. Pra divulgar isso foram feitos alguns filminhos em 3D bastante emotivos e tecnicamente bem feitos, com um estilo de modelagem fofinha e estilizada. Baseado em histórias reais, as animações também me agradaram muito, junto com ótimas trilhas que contam com a participação de Luciana Mello, Toni Garrido, Simoninha, Jair de Oliveira dentre outros.

Como nada é perfeito, infelizmente o site da campanha deixa muitíssimo a desejar, super caretão e limitado, mostrando mais uma vez que a internet as vezes é subtilizada. O que mais me espantou é que nos spots eles dão bastante destaque ao "acesse www.ofuturocomoeusemprequis.com.br e saiba mais" e talvez por isso me decepcionei tanto ao ver um site tão pobre em arquitetura e layout.