terça-feira, dezembro 26, 2006

Brand New School - iPod Shuffle

A Brand New School é uma empresa multidisciplinar com trabalhos para diversas grandes empresas como Apple, Toyota, Vodafone, Adidas, VW, Coca-Cola, dentre outras. Além do reel que nos dá uma boa noção da qualidade dessa empresa tem um spot recente que gostaria de comentar, o para a Apple de divulgação do novo iPod Shuffle. Pra quem já acompanha os anúncios da Apple é notável a identidade que se formou durante esses anos e o amadurecimento e enriquecimento desse estilo de comercial. Já é uma coisa tão forte que mesmo sem usar o visual que consagrou a comunicação dos iPods, ou seja, as pessoas apenas em preto e o fundo chapado de uma cor, nós coseguimos facilmente perceber que se trata de um anúncio da maçã. Outro ponto forte que esse spot tem é que com toda sua simplicidade consegue transmitir o ótimo conceito de praticidade por ser um pequeno aparelho e ter uma presilha para fixa-lo em qualquer lugar.
Essa é uma prova que nem sempre é necessário muita pirotecnia para um bom comercial. Simples, divertido e eficiente.

segunda-feira, dezembro 25, 2006

Nissan 4x4 - Naturally Capable

Esse é uma spot da Nissan para divulgar sua linha de carros 4x4. Mesmo tendo visto esse comercial a uns dois meses atrás eu havia me esquecido de postá-lo aqui. Apesar da enorme semelhança com os anúncios da citroën de um carro que vira um transformer dançarino e o outro onde o mesmo robô patina no gelo, esse pra mim tem uma grande diferença. Ao contrário do efeito pelo efeito, ou melhor, o efeito pelo entretenimento, esse passa um ótimo conceito, a anologia com a força dos animais em meio as barreiras naturais. Um anúncio que copiou, mas não copiou, que fez igual mas fez diferente. Ou melhor, pra mim fez diferença.

sábado, dezembro 23, 2006

Elf Yourself

Eu confesso que esse espírito natalino me deixa um pouco incomodado. Sou daqueles que ao invés de ficar mais feliz e espirituoso eu fico mais cabisbaixo e reflectivo. Pra completar ainda somos bombardeados por musiquinhas, papais noéis, propagandas emotivas e blá, blá, blá. Só que pra minha salvação sempre existe alguém pra fazer algo que não seja clichê, como foi o caso da OfficeMax. Eles lançaram um hotsite onde você cria seu cartão de natal se transformando num Elfo dançarinho e pode mandar pros seus amigos. Surreal e genial. Vocês podem me ver dançando REDÊCOLO aqui. Vamos lá galera, vamos nos elfificar! Criem os seus e me mande o link!

Aproveitando o embalo do post natalino vejam esse vídeo que também tem o seu Q de viajandão.

On Toyota's Mind


A Toyota da Suécia produziu um site com um conceito simples e bacana. "Na mente da Toyota" temos em destaque algo que se parece com um cérebro coberto por várias coisas, meio que uma ilha da fantasia onde você pode tanto através dos elementos dispostos na imagem, quanto na navegação tradicional localizada na parte inferior, ter informações da filosofia da Toyota, novas tecnologias empregadas em veículos, etc. Com uma linguagem descontraída e objetiva o site consegue reforçar bastante a visão da Toyota e se aproximar dos clientes de uma maneira pouco rígida e tradicional.

Michel Gondry e o cubo mágico com os pés

Michel Gongry pra mim é um cara genial. Como já disse em algum post no passado, ainda faço um post só sobre ele e suas excelentes obras no mundo dos vídeo clipes, dos comerciais e do cinema.
Em uma época onde fazer virais se tornou moda e por consequência um desafio, ele vem novamente mostrar sua competência em produzir vídeo intrigantes com recursos simples e bem bolados. Nesse vídeo super caseiro ele soluciona um cubo mágico com os pés.

Como um mágico ele nos faz ficar espantandos, ficar com aquela típica pergunta martelando nas nossas cabeças, "como diabos ele fez isso". E não me surpreendeu ao ver que a genialidade está novamente na simplicidade.


Com certeza cada vez mais me torno um fã inabalável desse mestre dos vídeos feitos com a cabeça e não apenas com recursos de computação.

sexta-feira, dezembro 22, 2006

Post-it - GAZZ


Os sem-noção em ação! Stopmotion com post-it. Vídeo produzido por um estúdio argentino chamado GAZZ que tem um reel bem legal e fez alguns trampos bem bacanas como o site do punga.tv.

domingo, dezembro 17, 2006

Potapych - The bear who loved vodka

Potapych - the bear who loved vodka é um curta produzido por Darren Price, um animador 3D Australiano que trabalha na Nexus Productions, com alguns pontos interessantes listados abaixo:

1) Como o próprio título do filme sugere, trata-se de um urso apreciador de bebidas alcólicas (=?);
2) O filme e o site sugerem que a história do urso alcólatra realmente tenha acontecido na Rússia (=X);
3) A técnica que usa o 3D com uma cara de pintura 2D realmente é muito legal. As cores, texturas, iluminação, tudo ficou muito bom, principalmente nesse estilo cute;
4) Bisbilhotando o site do Darren Price vi que ele trabalha na Nexus, empresa fodástica com trampos como o Grr da Honda que ganhou Cannes e o vídeo da Coca-Cola que lembra o GTA.

Red Riders - Honda - XYZ Studios

O estúdio XYZ fez um ótimo comercial para a Honda para divulgar suas motos para crianças que imagino ser todo em 2D. Com uma estética de papel de caderno e desenho feito a lápis, um motoqueiro infantilizado percorre vários obstáculos mostrando as qualidades da moto. Desde o slogan "I want one" até o visual, passando pelo áudio, tudo remete o universo infantil. A campanha continua no site http://www.redriders.com.au.

Navegando pelo site vi um outro trabalho que também me chamou a atenção, um stop motion feito com plantas e flores para o "Sustainble Living Festival". Coisa simples e objetiva.

sábado, dezembro 16, 2006

Motley Bird e Teletext - Psyop

Se eu fosse representante de alguma empresa, ou quem sabe dono de uma, eu com certeza adoraria ter um comercial feito pela Psyop. Mais adorável seria como designer trabalhar em alguma coisa com esses caras, ainda mais se fosse vídeo casado com web em algum projeto bem maluco. Eu sempre me arrepio a cada vídeo que vejo deles, sempre com um estilo diferente, mas no fundo todos mantêm um toque super refinado e cuidadoso característico da empresa. O que me levou a escrever esse post foi o vídeo feito para a Motley Bird, presumo eu uma marca de bebida que eu nunca vi mais gordo. É simplesmente impressionante o roteiro, as cores, a animação em 2D, tudo. É de deixar de boca aberta pela simplicidade e nessa simplicidade que mora toda a poesia do spot que beira ao artístico.

Outro vídeo que achei super simples e bacana foi o do teletext. Me chamou a atenção porque tenho muita vontade de aprender a manipular particular com essa qualidade.

Don't Die Ding - Curiosity Group

Don't die ding é um vídeo produzido por uma empresa de criação chamada Curiosity Group onde, pelo que entendi, fala da jornada de uma idéia (um personagem que simboliza uma idéia) na busca de se consolidar, alcançar o sucesso. Com um traço um pouco retrô texturizado, sonorização apenas com onomatopéias e animações no estilo 2D feitas em after effects, me lembrou bastante uma campanha feita pela Click agora no final de ano chamada no vermelho.

Não sei se foi uma limitação de compreensão minha, ou se realmente o vídeo do Don't die ding não é muito claro na mensagem, mas pra mim o roteiro tem uma intenção meio teaser para que os espectadores visitem o site e saibam mais sobre a história e os personagens e secundariamente divulgando a empresa responsável.

quarta-feira, dezembro 06, 2006

Motocolors - Motorola


Motocolors é um site da Motorola super simples, mas com uma idéia muito forte, a de que a Motorola tem o aparelho na cor que você precisar. A sacada é que ao invés de apenas mostrarem uma pilha de aparelhos com especificações técnicas, fotos, vídeos do aparelho em 3D e bla, bla, bla, eles criaram uma ferramenta onde você desenha com formas predefinidas e cria a sua arte com uma ou mais cores selecionadas. Depois de desenhar você pode salvar o papel de parede e o descanso de tela. O link com o aparelho acontece quando você para de desenhar, daí um telefone na cor que você escolheu pra compor o seu desenho é destacado no canto inferior. SE, e vejam bem eu digo SE você quiser saber mais informações sobre ele aí você clica. Arte + idéia simples + interatividade + entretenimento. Pra mim acertaram na mosca, só faltam melhorarem os softwares dos telefones Motorola. =D

Esse site me fez lembrar o do ECCO, uma galeria de arte moderna que existe aqui em Brasília e que eu participei da criação do site quando trabalhava na Agência Click. Na época tivemos a idéia de construir um site/ferramenta para divulgação onde o usuário gerava a sua própria "arte", seja ela em 3D, com microfone, com uso de webcam ou qualquer tecnologia a se definir. Ao conversar com o Diogo que é da equipe de propaganda fiquei sabendo que algo semelhante a isso já tinha sido levada ao cliente e por ele vetado com o argumento de que arte não é produzida dessa forma e que isso banalizaria a arte moderna. Pra mim o site da Motorola vem pra provar que, seja arte moderna ou não, lá você pode produzir "sua obra", ter algo personalizado e feito por você mesmo com grande qualidade e ainda se divertir.

terça-feira, dezembro 05, 2006

WDDG

Novamente tratando de sites com vídeo venho falar da WDDG, uma empresa criativa de interatividade, tecnologia e desenvolvimento de jogos. Diferentemente dos outros sites que costumo ver, esse apresenta todo o conteúdo em vídeo, desde o que é a empresa até o portfólio. Optando por uma temática cinquentista a empresa brinca com películas antigas, estética e narrações no estilo da época. Apesar de sentir em alguns momentos a falta de um controle mais fino de vídeo como pause e a barra de tempo, fiquei encantado com a forma criativa que eles resolveram se mostrar. Não fiquei muito espantado ao ver que eles atendem excelentes clientes como Altoilds, HP, Burger King, Lego, Ebay, dentre diversos outros. De quebra adorei constatar que vários sites bacanas que já rolaram por aí foram feitos por eles, como por exemplo o redesenho do site da Altoids (dentro desse minisites de produtos com uso de vídeos filmados em cromaqui), o Chicken Fight do Burguer King, etc. Destaque também para o uso de Reel em uma agência online, algo que não é muito comum. Pra finalizar não posso deixar de comentar do Recruitment com a maior cara de recrutamento da segunda guerra mundial, adorei. =D

sábado, dezembro 02, 2006

PES - Stop motion

Acho muito legal stop motion, seja no estilo exageradamente bem trabalho do Tim Burton como em A Noiva Cadáver (Corpse Bride) ou o Estranho Mundo de Jack (Nightmare Before Christmas) ou em animações já não tão rebuscadas, como é o caso dos trabalhos do estúdio PES. Não vou falar de um vídeo específico em seu portfólio, apenas sugerir que todos visitem e acessem alguns ou todos trabalhos.

Obs.: O Tim Burton irá dirigir o próximo clip do The Killers do novo disco Sam's Town. Não vejo a hora de ver isso, vai ser simplesmente demais.